PRESIDENTE DO SIHORBS DESTACA 40 ANOS DA ENTIDADE E COBRA LEI QUE REGULAMENTE VENDEDORES AMBULANTES

14/03/2014
  • richard steinhausen presidente sindhorbs

     

    O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau (Sihorbs)Richard Steinhausen, ocupou a tribuna para destacar o aniversário de 40 anos da entidade. Contou que o sindicato funcionava inicialmente comoAssociação Profissional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares deBlumenau, e teve sua carta sindical expedida em 11 de março de 1974 pelo Ministério do Trabalho. “Foram 40 anos de muito trabalho em prol dos associados, e hoje nossa base territorial alcança 41 municípios do Vale do Itajaí”, frisou. 
     
    Em outro momento, Steinhausen questionou como está o cumprimento da lei que regulamenta a localização dos ambulantes que, segundo ele, já são fixos na cidade. “Não somos contra os ambulantes, apenas queremos uma lei que regulamente a distância desses profissionais dos estabelecimentos regulares”, cobrou. 
     
    Acrescentou que, por não haver leis específicas, esses ambulantes param veículos em cima de calçadas, como por exemplo na ocasião daOktoberfest, o que deixa uma má impressão aos turistas. “Pedimos que uma reunião seja marcada para discutirmos a questão e entrarmos em um consenso sobre esses vendedores, que acabam deixando os estabelecimentos legais no prejuízo”, completou. 
     
    Disse ainda que entre os objetivos do Sihorbs estão congregar as empresas das categorias econômicas do 5º Grupo, referido no Artigo 577 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de promover estudos, coordenação, orientação e assessoramento, inclusive, em questões judiciais ou extrajudiciais. “Temos um relacionamento amigável com o Sindicato Laboral, inclusive no que diz respeito às Convenções Coletivas, e disponibilizamos convênios de saúde, educação e lazer”, comentou. 
     
    Também salientou que a entidade alcançou representatividade inclusive entre o comércio turístico, ocupando cargos no Conselho de Turismo e no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, onde conquistaram a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2,5%.
     
    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
     
    Fonte: Assessoria de Imprensa