Segredos do bom trabalho

26/10/2012
SEGREDOS DO BOM TRABALHO
1- Contratar melhor - Começa com um trabalho apurado de recrutamento que vai além de questões burocráticas, como saber se os valores da pessoa são compatíveis com os da empresa.
2 - Inspirar - Os membros da direção da empresa precisam servir de exemplo para os funcionários.
3 - Falar a verdade - A transparência cria confiança, por isso a empresa deve deixar claro aos funcionários quais rumos vai seguir.
4 - Escutar com sinceridade - A comunicação precisa ser nos dois sentidos. A empresa tem que ouvir os empregados para saber se as diretrizes foram atendidas.
5 - Agradecer o bom trabalho - Um cliente faz um pedido de última hora e uma equipe entra a madrugada para fazer o trabalho no prazo. O gestor melhora o ambiente se cumprimentar os envolvidos pelo empenho.
6 - Desenvolvimento pessoal e profissional - Incentivar e ajudar os funcionários a melhorar a qualificação com financiamentos e cursos internos.
7 - Cuidados com indivíduos - No dia em que o funcionário demonstra enfrentar problemas, o chefe pode chamar para uma conversa. Uma pessoa bem resolvida trabalha melhor.
8 - Celebrar as conquistas - A conquista de um cliente ou a superação de metas deve ser comemorada. Celebrar ajuda a aumentar a interação entre a equipe.
9 - Compartilhar os resultados - As metas foram alcançadas e todos os funcionários precisam ser convidados a participar do benefício.

Autor: Ruy Shiozawa
Fonte: Jornal de Santa Catarina 26/10/2012.