Cadastre-se e receba novidades por e-mail.
O Sindicato
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau - SIHORBS, com sede na Rua 15 de Novembro, 550 – 4º andar - sala 410 – Centro, Blumenau-SC , CEP 89010-901, inscrito no CNPJ sob o nº 83.089.441/0001-39, fundado em 11/03/74, inscrito no Ministério do Trabalho e Emprego sob número 559.237.13197-4, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das categorias econômicas referidas no 5º Grupo do art. 577 da Consolidação das Leis do Trabalho e Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e integrante do Sistema Confederativo de Representação Sindical, a que se refere o artigo 8º, inciso IV da Constituição Federal, com base territorial nos municípios de Blumenau, Agrolândia, Apiúna, Ascurra, Agronômica, Atalanta, Aurora, Benedito Novo, Braço do Trombudo, Chapadão do Lajeado, Dona Emma, Doutor Pedrinho, Gaspar, Ibirama, Ilhota, Imbuía, Indaial, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Luís Alves, Massaranduba, Mirim Doce, Petrolândia, Pomerode, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio dos Cedros, Rio do Sul, Rodeio, Salete, Taió, Timbó, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum, conforme estabelece a legislação em vigor sobre a matéria e com o intuito de colaboração com os poderes públicos e as demais entidades de classe, no sentido da solidariedade social e da subordinação aos interesses nacionais.

São objetivos do SIHORBS, os de congregar as empresas das categorias econômicas do 5º Grupo referido no art. 577 da CLT, na base territorial acima, sendo constituído para fins de representação e defesa dos interesses coletivos e individuais das categorias que o integram, além de promover estudos, coordenação, orientação e assessoramento destas, inclusive, em questões judiciais ou extrajudiciais, tendo como princípio fundamental a autonomia, liberdade sindical e a solidariedade entre as mesmas.

São prerrogativas do SiHORBS:

I) Representar e assistir, perante as autoridades administrativas, judiciárias e os poderes públicos em geral, de qualquer instância, os interesses gerais das categorias e na forma da lei, os individuais de suas associadas.

II) Celebrar convenção coletiva de trabalho e contratos de trabalho, ou instaurar dissídios coletivos em favor das categorias econômicas representadas;

III) eleger ou designar os representantes das respectivas categorias;

IV) fixar mensalidades às associadas;

V) colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo no estudo e soluções dos problemas que se relacionam à categoria;.

VI) Impor contribuições a todos aqueles que participam da categoria representada, nos termos da legislação vigente.

VII) impetrar mandados de segurança coletivo, ou outras ações em defesa de seus membros ou associadas;

VIII) filiar-se à federação representativa da categoria econômica, à Entidades Nacionais e Internacionais e firmar convênios com entidades públicas ou privadas

Sistema  Mantenedor

Atualmente contamos com 200 empresas associadas, que pagam um taxa mensal ao Sindicato que varia de R$ 25,00 a R$ 120,00, conforme a estrutura da empresa.
Contribuição Assistencial Patronal, que é de 4 em 4 meses, em 15/02, 15/07 e 15/10, sobre o número de UH (unidades habitacionais)em caso de hotéis e similares ou sobre o número de funcionários em caso de  restaurantes, bares e similares.
Vencendo 31/01 de cada ano, temos ainda a Contribuição Sindical, calculada sobre o capital social da empresa, cujo valor é rateado entre Federação, Confederação, Ministério do Trabalho e Sindicato.

Missão
"Defender e representar os interesses das empresas de hospedagem, gastronomia e lazer, objetivando o fortalecimento dos setores, em consonância com os princípios éticos e de respeito à sociedade."

Visão 
“Liderar a comunidade empresarial representada, com reconhecida influência no desenvolvimento da região”.

História
Funcionando inicialmente como Associaçao Profissional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau, contou com a colaboraçao dos senhores Nilo Borghesi e Nelson Salles de Oliveira, que a transformaram em Sindicato, onde teve sua carta sindical expedida em 11/03/1974, pelo Ministério do Trabalho, ficando assim, o Sr. Nilo Borghesi como Diretor Executivo e o Sr. Nelson Salles de Oliveira como Assessor Jurídico da entidade até o fim de 1994. O primeiro presidente do Sindicato foi o Sr. Henrique Oscar Grevsmuhl, que ficou no cargo de 1974 a 1983. Logo em seguida foi a vez do Sr. Cláudio Gaertner, com gestao 1983 a 1989.O terceiro presidente foi o Sr. Darci Peters, ficando de 1989 a 1992. Rodolfo de Souza Neto foi o quarto presidente da entidade, ficando no cago de 1992 a 1999, quando assumiu o quinto presidente Sr. Léo Francisco Prim que permaneceu no cargo de 1999 a 2001. Sr. Anselmo José de Souza gestao 2001 a 2005. Sr. Rodolfo Francisco de Souza Neto 2005/2007. Sr. Emil Chartouni Neto 2007/2011. Sr. Richard Steinhausen 2011/2015.
Atualmente Sr. Emil Chartouni Neto 2015/2017.

SIHORBS - Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região
Rua XV de Novembro, 550 - 4° andar, sala 410 - Centro - Blumenau - SC
Fone/Fax: 47 3326 5258
Criação e Desenvolvimento de Sites em Blumenau-SC