Cadastre-se e receba novidades por e-mail.
Comunicado da CNTUR
02/10/2014

 

COMUNICADO DA CNTUR À NAÇÃO

FATO RELEVANTE

 

A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TURISMO - CNTUR COMUNICA À NAÇÃO, ÀS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, AO TRADE DO TURISMO NACIONAL E À TODA A SOCIEDADE QUE:

Na sessão plenária do dia 30 de setembro a 2a. Turma do Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, negou provimento ao recurso da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO e manteve a decisão do Min. Teori Zavascki, favorável ao MINISTÉRIO DO TRABALHO e à CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TURISMO, nos autos do MS 807.448, convalidando, de forma definitiva e em última instância, não apenas o registro sindical da CNTUR concedido pelo Ministério do Trabalho em janeiro de 2009, mas também reconhecendo expressamente que:

 "A CONCESSÃO DO REGISTRO SINDICAL À CNTUR PRESTIGIA A ASSOCIAÇÃO DE CATEGORIA ESPECÍFICA DE TURISMO E HOSPITALIDADE"

afirmando que

 "NÃO CONSTITUI ILEGALIDADE O DESMEMBRAMENTO DA ENTIDADE ECLÉTICA PARA A FORMAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO SINDICAL MAIS CONSENTÂNEA À DEFESA DOS INTERESSES DA CATEGORIA ECONÔMICA".

CONSTA TAMBÉM DO ACÓRDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUE:

 "A JURISPRUDÊNCIA DO STF É FIRME NO SENTIDO DE QUE O PRINCÍPIO DA UNICIDADE SINDICAL SE APLICA A ENTIDADES SINDICAIS DE QUALQUER GRAU E NÃO APENAS AOS SINDICATOS".

Com esta vitória obtida na mais alta Corte do país, ganha o Turismo Nacional o seu definitivo e irreversível reconhecimento como importante é independente categoria econômica para o desenvolvimento nacional, consagrando, assim, o que dispõe o art. 180 da Constituição Federal do Brasil:

"A UNIÃO, OS ESTADOS, O DISTRITO FEDERAL E OS MUNICÍPIOS PROMOVERÃO E INCENTIVARÃO O TURISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO".

A CNTUR - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TURISMO, que representa no país cerca de três milhões de empresas que geram mais de oito milhões de empregos diretos, para que o país possa continuar sua trajetória de nação preparada para o atendimento das necessidades do turismo receptivo nacional e internacional.

 

Brasília, 2 de outubro de 2014

 

Nelson de Abreu Pinto

Presidente da CNTur



SIHORBS - Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região
Rua XV de Novembro, 550 - 4° andar, sala 410 - Centro - Blumenau - SC
Fone/Fax: 47 3326 5258
Criação e Desenvolvimento de Sites em Blumenau-SC