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DEZ FORMAS PARA AUMENTAR SEU FATURAMENTO
30/05/2011
1) Organize seu calendário anual de comemorações e eventos: selecione as datas potencialmente mais promissoras como aniversário do estabelecimento, cidade, de político, artista ou esportista popular que aceite estar presente; pense com antecedência nas datas fixas como dia dos pais, mães, crianças, secretárias, aposentados; promover a semana do Happy Hour ou dos namorados; participe dos clubes de cozinha e crie festivais ou eventos como os organizados pelos Clube dos Gauleses, Clube da Pizza etc. 2) Mala direta: organize uma mala direta incluindo os freqüentadores do estabelecimento, vizinhos, amigos, ex-colegas de escola e escritório que sejam potenciais clientes e envie, regularmente, cartas informando suas promoções, oferecendo descontos ou brindes, reformas, novo cardápio e eventos programados. 3) Divulgação interna: faça um pequeno folder - discreto, pequeno e ao mesmo tempo diferente que possa prender a atenção do cliente - que tenha estas mesmas informações mas que possa ser anexado no cardápio ou ficar sobre a mesa, comunicando novidades e promoções do estabelecimento. 4) Organize algo semelhante ao “Programa de Milhagem” das companhias aéreas: uma sugestão é oferecer uma refeição completa (incluindo entrada, prato principal e sobremesas; e bebidas alcoólicas) a cada 10 refeições que o cliente fez no seu estabelecimento. 5) Faça uma análise de como gasta o seu tempo: primeiro, defina quais são sua prioridades, formas e prazos para atingi-las; depois identifique o que é secundário, coloque as informações na agenda ou no computador, de tal forma que você possa se dedicar às prioridades, sem se esquecer das outras atribuições. Além de economizar tempo, isto evita tensão e ansiedade. Reorganize arquivos abrevie o tempo gasto em telefonemas e, sempre que possível delegue funções. O tempo e energia que sobram devem ser dedicados ao marketing, atendimento, relações públicas e relacionamento com clientes, o que aumentara o faturamento. 6) Procure fazer permutas de refeições ou do espaços para eventos com: a)potenciais fornecedores de produtos e serviços, em especial os que possam fazer publicidade e marketing do seu estabelecimento; b)formadores de opinião; c)chefes de recursos humanos das empresas; d)mídia em geral (revistas, jornais de bairro, rádios, televisão e jornalista de free-lancers); e)presidente de clubes ou associações, f)agência de publicidade; g)empresas gráficas entre outros. Eles são formadores de opinião e podem gerar mais clientes ou então, fornecer serviços. 7) Pesquise a satisfação do cliente: dê um brinde, ainda que modesto, por uma sugestão ou reclamação do cliente, transforme reclamações em sugestões. Veja o potencial que tem cada cliente para divulgar seu estabelecimento na empresa, bairro, clube, amigos, vizinhos etc. Lembre-se que o melhor marketing é o “boca-a-boca”, que só acontece quando há uma ótima relação custo-benefício para o cliente. 8) Mude: reavalie e faça alterações para melhorar o visual, decoração, sonorização, iluminação e tudo o mais que ajude a criar a ambientação ideal e o clima desejado por seu público. Há recursos baratos e disponíveis. Se lhe falta idéias chame um amigo arquiteto ou decorador para uma “consulta”. Se tiver de pagar proponha permuta com refeições. 9) Ofereça um mix de produtos variados: faça promoções e divulgação de pratos e/ou vinhos bons e com preço barato, mas não se esqueça de oferecer outros, mais tentadores e de preços diferenciados, de tal forma que o cliente tenha mais opção. Use a mesma “tentação gastronômica” na oferta de entradas e sobremesas, até oferecendo um cardápio completo. Nunca force mais deixe a vista do cliente um carrinho com licores e sobremesas de ótima qualidade. 10) Use da criatividade: faça adaptações específicas das sugestões acima para seu estabelecimento, e depois; é só faturar!!!


Fonte: Revista dos Bares & Restaurantes
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